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por Miguel Nisembaum

No hoje assustadoramente longínquo final dos anos 90, foi dado o alerta de que as empresas travariam uma guerra por talentos. 

Dizia-se que o sucesso futuro das organizações dependia da capacidade de atração, desenvolvimento e retenção de colaboradores talentosos. Um ativo que seria cada vez mais valorizado e com alta demanda.

Essa guerra parece ter sido perdida de todos os lados.

Claro que temos colaboradores que contribuem com excelência e trazem resultados importantes para as empresas, mas eles são a exceção.

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hobbytrabalho1

por Miguel Nisembaum.

Se a grande maioria de nossas escolhas profissionais acontecessem como quando escolhemos um hobby seriamos mais felizes e produtivos.

Alguns elementos para fazer uma boa escolha de um hobby e por que não dos próximos desafios do trabalho.

1-Interesses:

 

O ambiente, é sem dúvida um fator que pode contribuir para essa escolha.

Se desde cedo tenho acesso e exposição a uma variedade de temas consigo ampliar meu repertório de escolha. (Várias modalidades de esporte, exposição a natureza, literatura, cinema, conhecimentos gerais, quadrinhos, games, diferentes estilos de música, culturas e realidades sociais).

Interesses aparentemente desconexos além de ampliar conhecimento podem contribuir positivamente para abertura a novas experiencias e criatividade. Segundo Scott Barry Kaufman pesquisador da University of Pennsylvania a abertura a novas ideias e experiencias contribui para resultados mais criativos.

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 capasm

O ritual anual de avaliação de desempenho é doloroso, por obrigar gestores a ranquear a performance, rotular e dar um número para tudo isso.

Tanto líderes quanto  colaboradores consideram esse processo demorado, subjetivo, desmotivador e não trazem  informações relevantes para a empresa. Contribuindo pouco ou quase nada para melhorar a performance dos colaboradores e podendo até ter o efeito contrário, minando o engajamento das pessoas.

De acordo com pesquisa feita em 2014 pela consultoria Brandon Hall, 70% das companhias afirmam que a sua gestão de performance é mediana ou abaixo da média e mais de 60% gostariam de implantar um sistema contínuo de gestão de performance. Isto não é novidade, mas hoje com o ambiente dinâmico e instável em que vivemos estes fatos ficam mais evidentes.

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boatstorm

Imagine uma tripulação de um barco que está principalmente concentrada em garantir que ele não afunde, todos de lá para cá com seus baldes jogando a água fora do barco. Enquanto isso velas, motor, aquilo que poderia afastar a embarcação da tempestade e leva-la a bom porto ficam esquecidos.

Na época que vivemos, muitas empresas montam os seus planejamentos estratégicos, com todas as ressalvas que a situação impõe.

Afinal, vivemos em tempos onde a vulnerabilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade (VUCA) imperam.

O método tradicional utilizado pela grande maioria das empresas ao estabelecer um plano estratégico é famosa Matriz SWOT (Fortalezas, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças).

O problema é que esta Matriz acaba reforçando um traço cultural que é a concentração de energia gasta em olhar o que nos falta e o que nos ameaça, somos treinados a ter esse olhar desde pequenos, já que o sistema escolar ainda segue este modelo.

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lidercompblog

As pessoas estão buscando líderes em todos os níveis da organização e não só no topo.

É o que revela uma nova pesquisa sobre liderança realizada pela Ketchum (empresa global de comunicação com presença em 70 país em 6 continentes).

A pesquisa contou com 6000 participantes em 12 países, destes 41% acreditam que a liderança deve vir da organização e de todos seus colaboradores, e apenas 25% acreditam que a liderança dever vir somente do CEO.