As pessoas estão buscando líderes em todos os níveis da organização e não só no topo.
É o que revela uma nova pesquisa sobre liderança realizada pela Ketchum (empresa global de comunicação com presença em 70 país em 6 continentes).
A pesquisa contou com 6000 participantes em 12 países, destes 41% acreditam que a liderança deve vir da organização e de todos seus colaboradores, e apenas 25% acreditam que a liderança dever vir somente do CEO.
O estudo demonstra uma redução da imagem de CEO/ Diretor superstar, e uma busca maior por manifestações de liderança em todos os níveis da organização, ou seja, uma cultura de colaboração e comunicação que dê poder a todos.
A alta liderança ainda tem um papel importante, porém o estudo sugere que a liderança pode e deve ser distribuída.
A pesquisa identificou traços importantes que os entrevistados desejam ver presentes nos líderes:
63%. Liderar pelo exemplo
61%. Comunicar de maneira transparente e aberta
59%. Admitir os seus erros
58%. Trazer à tona o que existe de melhor em cada um.
58%. Lidar com conflitos com calma e confiança.
Estes aspectos podem ser trabalhados independente do perfil do indivíduo.
Líderes sem título:
Através do estudo fica claro que os líderes não residem somente no topo da organização e indica que o ponto de admiração de um líder está mais associado aos seus resultados e conduta, do que pelo cargo ou título que possui.
Em um momento que líderes globais estão sendo cada vez mais questionados, a desilusão é grande, apenas 24% dos entrevistados acreditam que os líderes são eficazes.
Tyler Durham, presidente e sócio da Ketchum Change comenta: “ Se continuarmos vendo a liderança como responsabilidade somente de alguns na organização, não estaremos prontos para o futuro. ”
Consumidores votam com suas carteiras:
A decisão de compra dos consumidores está cada vez mais influenciada pelos valores e conduta da empresa e de seus líderes.
51% dos consumidores globais, reduziram ou deixaram de comprar produtos de empresas, por mal comportamento de seus líderes.
46% dos consumidores compraram mais por conta do comportamento positivo dos líderes de uma empresa.
Por aí vemos o impacto de uma conduta ou declaração vista como negativa pelos consumidores.
A indústria de bens de consumo (bebidas, alimentos) e serviços financeiros são aquelas que tem mais impacto dos efeitos de comportamentos positivos ou negativos dos líderes.
5 questões importantes a serem respondidas para liderar com sucesso em um ambiente de mudança constante:
Você investe em uma comunicação aberta e transparente para todos os níveis da organização?
Você está alavancando o potencial dos seus colaboradores para mostrar de forma autentica o que organização é, e em que acredita?
Você tem processos que permitem decidir e responder rapidamente às demandas internas e externas?
Cultivou a boa-vontade em seus líderes e organização para atravessar de maneira mais tranquila os momentos de crise?
Sua organização estimula a manifestação e desenvolvimento, dos líderes que podem ser multiplicadores da conduta e resultados que queremos obter?
Quem pode contribuir para ampliar a base de atuação da liderança?
Artigo do site PR Newswire adaptado por Miguel Nisembaum
http://www.prnewswire.com/news-releases/ketchum-leadership-communication-monitor-2015-the-rise-of-the-title-less-leader-300107450.html