Blog

Ao mau tempo, boa cara

Avaliação do Usuário: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

al-mal-tiempo-buena-cara2

por Hugo Nisembaum

A tradução literal dessa expressão da língua espanhola, recomenda que encaremos os tempos turbulentos com otimismo.

Vivemos tempos de incertezas. Nos perguntamos como as situações do mercado e dos trabalhos serão (se já não são) impactados pelo momento económico. Não sabemos que ação tomar e muitas vezes não tomamos nenhuma. Lamentavelmente está incerteza cria o que podemos chamar de VAZIO, e quando há VAZIO, a negatividade o preenche rapidamente.

Temos a tendência a incorporar as más notícias muito mais que as boas. Como consequência, começamos a assumir o pior e agimos influenciados por isso.

 

Na essência, tudo isso tem a ver com medo. Quando estamos inseguros, medo e negatividade tomam forma e dominam os nossos pensamentos, comportamentos e ações. Isto nos conduz a uma falta de confiança, menor produtividade, foco pobre, trabalhos de equipes pouco criativos e baixa performance.

Ao invés de tomar ações positivas para impulsionar as nossas equipes, optamos por um modo de sobrevivência e fazemos simplesmente isso, SOBREVIVER.

É por isso mesmo que acredito que hoje, mais do que nunca é tempo de LIDERANÇA POSITIVA.

É hora de criar um ambiente de abundancia, onde ao invés de cercear as possibilidades, optamos por buscar todas as possibilidades. Criar um ambiente de energias positivas inspira, encoraja, promove ação de todos. Podemos constatar que a grande liderança é acima de tudo a transferência de crença, de confiança.

As pesquisas provam que as abordagens positivas produzem resultados de negócio significativamente superior que os métodos que se concentram prioritariamente nos pontos fracos e o déficit.

Porem precisamos ser claros, Liderança Positiva exige muito mais do que discursos inspiradores.

Produzir performance extraordinária, gerar resultados com desvios positivos, e criar um ambiente de trabalho pleno de vitalidade são os principais objetivos da liderança positiva.

Pesquisas empíricas e trabalhos nossos realizados confirmaram que esta abordagem produz resultados que vão além do esperado.

Traz melhorias tanto na produtividade, rentabilidade, qualidade, inovação para a organização e produz benefícios para os indivíduos na saúde, no bem estar emocional, no funcionamento do cérebro, nos relacionamentos e no aprendizado.

Os líderes positivos buscam oportunidades deinvestirem cada indivíduo que trabalha com eles. Olham as interações com suas equipes como possibilidades de aumentar o potencial de cada membro, promovendo um clima de trabalho favorável, aumento de satisfação do trabalho, maior compromisso, melhor performance.

Esse viés positivo deve sem dúvida estar fundamentado em valores nobres propostos e praticados tanto pela organização como pelos indivíduos.

Eles devem ser geradores de confiança e esta confiança ser constatada de forma permanente.

Este é um dos maiores desafios dos líderes, num mundo onde a descrença nas instituições aumentou e as pessoas se perguntam cada vez mais onde vale a pena investir tempo e energia.