Blog

Especialista em Bem-estar foi consultor do filme Divertida Mente da Pixar

Avaliação do Usuário: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

por Miguel Nisembaum 

Dacher Keltner especialista no estudo de emoções foi consultor técnico no novo filme da Pixar – Inside Out – em português traduzido para Divertida Mente.

Identificar e lidar com emoções negativas não é algo fácil seja você criança ou adulto. 

Keltner afirma que o filme inova em apresentar como as emoções interagem uma com as outras e como podem trabalhar em conjunto para resolver uma situação. Nesse sentido um filme como esse dá elementos para que as pessoas aceitem essa interação e composição.

Foram diversas reuniões nos escritórios da Pixar falando sobre cada uma das emoções, sua base, fisiologia e seu propósito.

Como as emoções afetam a maneira em que enxergamos nossas memórias também foi tema de grande interesse dos diretores do filme.

O que é interessante é que a visão que normalmente temos quando falamos em Psicologia Positiva e Bem-estar é que o foco é exclusivamente trabalhar emoções positivas esquecendo completamente as emoções negativas. Quando na verdade o importante é estabelecer um novo equilíbrio entendendo como compor essas forças para sermos pessoas melhores.

Recomendo como leitura o livro mais recente de Robert Biswas Diener e Todd B. Kashdan - The Upside of your  Dark side. Os autores trazem exemplos em diversas áreas de como emoções negativas podem contribuir como combustível para a mudança.

Por exemplo: A raiva pode alimentar a criatividade, a culpa pode alimentar a busca por melhoria.

Para buscar uma vida com mais propósito e significado é preciso conhecer-se e aceitar-se como se é, e isso inclui nossos aspectos negativos e positivos.

Parabéns pra Pixar por conseguir retratar a mente humana de maneira leve e acessível para a criança que existe em cada um.