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artigocultura30032020

A Pandemia do COVID-19 fez com que obrigatoriamente o futuro do trabalho chegasse já. O trabalho remoto chegou com tudo e em menos de 15 dias.

É natural que a tendência seja em concentrar energia nas ações práticas para a manutenção e adaptação da operação. Falar de benefícios, aspectos trabalhistas, ferramentas de colaboração online, VPN etc.)

Mas sabemos que na hora da verdade é a cultura organizacional que ajuda tanto no momento do impacto como na retomada. 

Uma cultura organizacional positiva por definição é viva, não morre em um papel ou em um powerpoint de consultoria.  Ela se manifesta diariamente através do comportamento de todos, sejam líderes formais ou informais.

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ficaemcasa

Vivemos uma situação que deve ser encarada seriamente e com prudência, uma forma de enfrentar melhor a situação é estimular emoções positivas em nossas relações.

A Teoria Broaden and Build de Emoções Positivas 

A teoria broaden and build de Barbara Fredrickson confirma que emoções positivas ajudam a construir repertório de pensamentos e ações para responder as situações que se apresentam.

Também contribuem para construir resiliência em momentos adversos. Do ponto de vista organizacional, as emoções positivas têm um efeito contágio na melhora do ambiente. Frederickson sugere que as emoções positivas aprimoram o repertório de ação do pensamento de um indivíduo e fornecem suporte para melhorar os recursos pessoais.

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jobcrafting022020

No artigo anterior mencionamos brevemente que JobCraft é um exercício bastante interessante para navegar bem nesses tempos líquidos.

O Job Crafting é metodologia que ajuda as pessoas a redesenharem seu trabalho para gerar maior significado naquilo que fazem.

É uma forma de se adaptar sem perder nossa essência e encontrar maneiras de fluir naquilo que fazemos.

Mas afinal o que é Job Craft?

O termo surge pela 1ª vez com Amy Wrzesniewski da Yale University pesquisadora que ao estudar como as pessoas encontravam significado no trabalho, descobriu que o sentido ou realização no trabalho não vinham só da atividade em si, mas também como as pessoas customizam o que fazem.

Por isso os termos Job- Trabalho e Craft- Artesanato. Ou seja, as pessoas de maneira artesanal constroem as suas atividades do dia-a-dia para encontrar sentido.

Vendo isso ela propôs construir um modelo que permita as pessoas redesenharem seu trabalho de maneira mais consciente.

É um meio de promover mudanças no trabalho de forma a obter melhores resultados, maior engajamento e a utilização plena do teu potencial e talentos.

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Diversidade Cognitiva

O que é diversidade cognitiva?


Diversidade cognitiva é a inclusão de pessoas que têm estilos diferentes de solucionar problemas e podem oferecer perspectivas únicas porque pensam de maneira diferente. Diferentemente da diversidade demográfica, que se concentra em obter uma mistura de características estatísticas, como sexo ou idade, a diversidade cognitiva se concentra em obter uma mistura de como as pessoas realizam atividades intelectuais, como fazem associações ou tiram conclusões.

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sitecarreiraliquida

No artigo anterior sobre Gestão de Carreira Liquida falamos da necessidade de repensar o nosso trabalho, principalmente face a velocidade das mudanças e de novos desafios permanentes.

Quais devem ser as características deste processo para que não seja superficial e realmente traga uma contribuição tanto para você como para a empresa?

Se pudermos definir em duas palavras o processo deve ser “sem pressa, porém sem pausa”.

Cada vez mais constatamos que quando as pessoas conseguem utilizar o que existe de melhor nelas e encontram significado naquilo que fazem, o engajamento e resultados aumentam significativamente.

Recomendamos 3 iniciativas para direcionar bem esses processos de mudança.