Neste artigo da série bem-estar no centro da estratégia comento como encontrar significado no trabalho contribui para acelerar as transformações individuais, das equipes e das empresas.
Por mais que o tema possa parecer abstrato vou trazer exemplos bem concretos de como transformações estratégicas foram aceleradas ao aplicar metodologias que trabalham a reflexão e a reformulação do trabalho para encontrar mais significado.
No artigo que inaugurou a série falando de Humanocracia detalho bem o estado da força de trabalho atual comentando os baixos índices de engajamento, sobrecarga de trabalho, burnout e a grande resignação que é o fenômeno das pessoas deixando seus trabalhos para procurar atividades que tragam mais significado e maior qualidade de vida.
Não dá para falar de significado sem falar de propósito:
E aqui vale esclarecer que propósito é algo muito pessoal e que evolui ao longo da jornada, e que o trabalho contribui para nosso propósito, mas não é, nem deve ser a única dimensão.
Eu gosto muito desta definição do Psicológo Todd Kashdan
“Propósito é um objetivo de vida que organiza e estimula metas, gerencia comportamentos e fornece um senso de significado”
Todd B. Kashdan.
Quanto ao trabalho, ele faz parte do objetivo de vida, portanto o ponto seja como empreendedor ou colaborador é avaliar onde existe convergência com aquilo que faço e o ambiente em que estou com o meu propósito.
Se o propósito é uma direção, o significado é o conteúdo emocional ou o sentimento de estar conectado a algo maior que você.
Significado é um marco de referência para entender o que está acontecendo. Como as coisas se encaixam na sua vida. É a compreensão da forma em que os eventos ocorrem e como estão conectados.
Então podemos dizer que o propósito se manifesta nas pequenas coisas através do significado que encontro no dia a dia.
Significado no trabalho é um caminho de duas vias:
Existe uma responsabilidade individual importante que implica autoconhecimento, e ação intencional para buscar o que é significativo para mim no trabalho.
E do lado das organizações implica em conhecer as pessoas, como elas querem contribuir e oferecer segurança psicológica e recursos para que manifestem o que tem de melhor.
A busca de convergência entre a estratégia individual e a estratégia organizacional é uma responsabilidade mútua. Existem frameworks que podem fazer com que o significado no trabalho faça parte dos modelos de gestão das empresas, já, já comento alguns deles.
Propósito, Significado e Engajamento
Alguns dados interessantes que confirmam o impacto que o significado no trabalho tem no engajamento e consequentemente em produtividade.
Pessoas que encontram significado no trabalho são 1.7 mais satisfeitas e 1.4 vezes mais engajados. (Pesquisa feita pelo The Energy Project com 12.000 executivos, detalhada neste artigo)
O pesquisador Paul Fairlie da Universidade de Toronto encontrou uma grande correlação entre Significado e Engajamento no trabalho. (neste paper seus estudos estão bem detalhados )
Para nós significado no trabalho é o coração do engajamento.
Como encontramos significado no trabalho:
O significado surge da interação entre quem sou, a identificação que tenho com o trabalho realizado e /ou a de ser membro de um grupo.
Existe uma interação entre 3 pontos que é dinâmica.
Significado do trabalho – Encontro sentido naquilo que faço, tenho clareza do meu papel e nas atividades que realizo.
Identidade – Tem relação com autoconhecimento. Saber quem sou, quais são meus pontos fortes, como quero contribuir. Este ponto traz consciência para o que faz sentido no trabalho.
Significado no trabalho – Encontro sentido nas relações no trabalho, no ambiente e ao grupo que pertenço.
O significado no trabalho é uma combinação desses pontos, que pode mudar e é subjetivo. Ou seja, as coisas podem deixar de fazer sentido.
Significado no trabalho e transformação digital:
Temos concentrado muito energia em incorporar novas metodologias de gestão, ser data-driven ou olhar exclusivamente produtividade, escalabilidade, e eficiência e acabamos deixando de lado as -mudanças de comportamento necessárias para que de fato consigamos trabalhar em um ambiente em rede, mais horizontal e descentralizado.
Dois papers publicados em 2020 e 2021 pelo MIT em parceria com a Cognizant que destacam que existe uma mudança de comportamento necessária nas lideranças para poder encarar de forma sustentável a transformação digital. Os estudos correlacionam uma liderança guiada por propósito como um dos principais fatores de sucesso na transformação. Os comportamentos foram classificados em 3 tipos, aqueles que perderam valor, aqueles que queremos manter, e aqueles que queremos incorporar.
E o mais interessante é que todos os aspectos recomendados ajudam na construção de significado no ambiente de trabalho.
Job Crafting e Team Crafting – Metodologias que ajudam a encontrar significado no trabalho:
Amy Wrzesniewski da Yale University ao estudar como as pessoas encontravam significado no trabalho, descobriu que o sentido ou realização no trabalho não vinham só da atividade em si, mas também como as pessoas customizam o que fazem.
A essa customização do trabalho ela deu o nome de Job Crafting.
Por isso os termos Job- Trabalho e Craft- Artesanato. Ou seja, as pessoas de maneira artesanal constroem as suas atividades do dia a dia para encontrar sentido.
Vendo isso ela propôs construir um modelo que permita as pessoas redesenharem seu trabalho de maneira mais consciente.
O Job Crafting acontece de três maneiras possíveis, diz a professora Amy Wrzesniewski, que introduziu o conceito pela primeira vez com Jane Dutton em 2001. A primeira é o redesenho de tarefas, a segunda redesenho de relacionamentos e a terceira a mudança de percepção ou redesenho cognitivo em relação ao trabalho.
As mudanças de comportamento nessas dimensões podem ajudar os colaboradores a se tornarem "Job Crafters" e criar a adequação que pode estar faltando na sua função atual (Wrzesniewski & Dutton, 2001; Tims & Bakker, 2010).
Alguns dos benefícios de redesenhar o seu trabalho, descobertos pela ciência:
1- Melhor desempenho Organizacional
2- Maior engajamento
3- Alinhamento entre indivíduo e trabalho
4- Maior felicidade no trabalho.
Job Crafting e a Pandemia:
Em setembro de 2020 o MIT realizou uma pesquisa com 2000 participantes procurando saber o impacto do Job Crafting (Redesenho do Trabalho) no momento que estamos vivendo. Abaixo alguns resultados.
Melhoria do Bem-estar: 92% dos participantes que realizaram job crafting neste momento de pandemia experimentaram maior satisfação no trabalho e aumento de satisfação pessoal. Este aumento do sentimento de bem-estar levou a uma diminuição dos niveis de stress em 29 %.
Melhoria na colaboração: 67 % dos participantes que fizeram o job crafting se sentiram inspirados a sair da zona de conforto e se engajaram em cooperação ativa com outros colegas, contribuindo para uma equipe mais conectada.
Aumento de produtividade: 77 % dos que realizaram Job Crafting foram mais produtivos no trabalho comparado a aqueles que não realizaram.
Lealdade fortalecida: a rotatividade de pessoal dentro das organizações que usam job crafting diminuiu 29% porque aqueles que buscavam promoção procuraram internamente antes de buscar desafios externamente. Os job Crafters ativos eram mais propensos a ficar na empresa.
Case – Job Crafting e Team Crafting – Significado no trabalho e a Transformação de empresa líder em outsourcing de contabilidade
Em fevereiro de 2021 tivemos a oportunidade de apoiar a transformação de uma organização líder em outsourcing de contabilidade para médias empresas no Brasil. O trabalho envolveu 7 diretores e sócios.
O cenário: A nova estratégia foi desenhada com apoio de uma grande escola de negócios e internamente os sócios conduziam um processo detalhado de modelagem de negócios.
Tínhamos 4 eixos estratégicos principais:
· Fortalecer os processos de entrega
· Rever a estrutura da organização (incluindo automações de processos)
· Ampliar a carteira de clientes
· Conseguir um bom processo de ambidestria (equilibrar inovação com melhoria contínua)
Normalmente em um processo de mudança intenso como esse, somos tentados a olhar de cara processos e estruturas sem olhar de maneira profunda quem são as pessoas envolvidas e como eles podem e querem contribuir. O movimento normal é tentar encaixar as pessoas no processo e na estrutura, isso gera atrito, frustração, e reduz o impacto esperado das transformações.
Nós propomos aos 7 sócios uma trilha gerando convergência entre pontos fortes e interesses, as propostas de mudança individuais e a estratégia da organização.
As etapas do processo incluíram:
Definição da estratégia individual olhando quais suas aspirações, que oportunidades querem abraçar (como executivos e como empresários), quais os pontos fortes e que resultados querem alcançar (tanto a nível individual, como para suas áreas).
Conhecer os Talentos e Pontos fortes Individuais e do grupo: Uma etapa de autoconhecimento buscando identificar quais as principais motivações, valores convergentes, formas de estruturar o trabalho e suas capacidades relacionais.
Job Crafting (redesenho do trabalho individual): Cada participante fez seu redesenho do trabalho definindo onde querem investir seu tempo, energia e atenção e que desafios individuais e coletivos querem responder.
Team Crafting: A integração das mudanças individuais para responder a estratégia da organização. Definindo prioridades e planos de ação.
Os resultados do grupo:
· Clareza de papéis de cada sócio. Sócios com uma atuação cada vez mais estratégica.
· Melhor distribuição das atividades e redução da sobrecarga de trabalho
· Mais significado no trabalho já que assumiam desafios mais alinhados com seus interesses e capacidades.
· Mais sinergia entre o grupo, como cada sócio pode apoiar o outro em seu processo de mudança.
Os resultados para a empresa:
· Revisão da estrutura organizacional (um novo organograma mais horizontal foi implantado)
· Maior sinergia entre áreas (comercial, marketing e operação) na expansão dos negócios
· Jornada do cliente implantada
· Maior integração entre inovação e melhoria contínua.
· A empresa cresceu 20% em faturamento e está em condições de expandir de forma saudável seus negócios.
Conclusão:
Se você chegou até aqui já deu para perceber que significado no trabalho é um eixo central para colocar o bem-estar no centro da estratégia e preparar melhor as pessoas e empresas para essa transformação exponencial. Os dados estão aí, é preciso coragem.
Individualmente busque atividades e um ambiente que seja significativo para você, e se você é gestor ou empreendedor ajude a criar um ambiente significativo para seus colaboradores, clientes e parceiros.