Blog

Job Crafting fica ainda melhor quando se transforma em Team Crafting

Avaliação do Usuário: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

creative team concept illustration 114360 3894

por Hugo Nisembaum

Acho que todos tem clareza do ambiente de incerteza e mudança em que vivemos, e inclusive sabemos que precisamos trabalhar autonomia, confiança, segurança psicológica são elementos chaves para lidar com toda essa incerteza.

Job Crafting e Team Crafting são metodologias que podem ajudar a lidar com essa mudança de maneira estruturada.

Job Crafting é um meio de promover mudanças no trabalho de forma a obter melhores resultados, maior engajamento e a utilização plena do potencial e talentos das pessoas. É uma metodologia construída com base em Psicologia Positiva e Design Thinking. É uma ação destinada a um indivíduo, dando possibilidade de ajustar os seus trabalhos aos seus Pontos Fortes, respeitando os desafios da posição que ocupa.

Nós temos realizado com sucesso aplicações da metodologia do Job Crafting tanto para indivíduos como para equipes, que chamamos de Team Crafting.  

Team Crafting nada mais é do que o alinhamento e a combinação do que cada colaborador propõe em seu Job Crafting.  É um processo pelo qual os líderes e suas equipes identificam as contribuições estratégicas que cada indivíduo e a equipe fazem para a organização. Existe um alinhamento entre as aspirações de empresa e capacidades da equipe.  

E os desafios e carga de trabalho são distribuídos combinando paixões, habilidades e aspirações de carreira.

É uma forma de alinhar os interesses individuais garantindo que os desafios da organização sejam respondidos. A mudança de valores da força de trabalho de hoje - incluem um desejo por mais flexibilidade, propósito e autoridade na vida profissional.  

Aquela visão top down das definições do trabalho e as descrições de cargo engessadas não refletem os desafios atuais e futuros do trabalho nem as contribuições que cada indivíduo pode e quer trazer ao seu trabalho.  

O Job Crafting visa remediar isso permitindo que os colaboradores influenciem as responsabilidades de suas funções de acordo com suas preferências e paixões.  

A metodologia é uma solução buscada pelas empresas para ajudar a otimizar a satisfação e o desempenho das pessoas, garantindo que tenham um senso de propósito através de suas contribuições. 

Com a competição por talentos se intensificando, as organizações estão buscando maneiras de manter seus melhores profissionais motivados.  

Um processo de Job Crafting e Team Crafting pode ser promovido tanto pela área de Gestão de Pessoas ou por um líder responsável de uma determinada área. Até mesmo entre sócios de uma organização o impacto é muito positivo.

O fato é que as pessoas estão cada vez mais buscando um alinhamento entre suas preferências e seu trabalho.  

Pesquisadores do MIT realizaram pesquisas durante a pandemia com equipes e pessoas que fizeram Job Crafting.

“As pesquisas sobre Job Crafting, que normalmente se concentram nos colaboradores, destacam resultados positivos consideráveis, incluindo melhorias no bem-estar, comprometimento, percepções de significado e propósito do trabalho, avaliações de desempenho pessoais e de colegas e adaptação à mudança organizacional.”

 

Acreditamos que as tensões entre satisfazer os desejos individuais de um trabalho significativo e ao mesmo tempo cumprir as obrigações de uma equipe em uma organização não precisam ser polos opostos.

O alinhamento entre indivíduos, equipe e organização feito em um team crafting permite com as pessoas ampliem o significado no trabalho e isso afeta a autonomia, comprometimento e senso de pertencimento

Esta é a Trilha que os líderes e suas equipes percorrem para realizar o Team Crafting:

  1. Definem as contribuições estratégicas individuais e da equipe para a organização.  
  2. Identificam as capacidades naturais ou talentos da equipe.
  3. Distribuem os trabalhos de acordo com os desafios, os pontos fortes individuais e da equipe aproveitando as habilidades, paixões e aspirações de carreira.
  4. Aproveitam a sinergia e convergência promovida na equipe e a integram na estratégia organizacional.

O processo de Team Crafting responde a aqueles elementos que mencionei no primeiro parágrafo. Ele potencializa os pontos fortes da equipe, ajuda a promover significado nos trabalhos e gera um clima de confiança e colaboração.

Nossa experiência com Team Crafting tem contribuído com diferentes desafios nas empresas por exemplo

-Apoiar processos de inovação e lançamento de novos produtos,

- Gerar maior eficácia na jornada dos clientes,

- Ampliar produtividade

- Promover integração dos membros nas iniciativas estratégicas da empresa.

Gostamos muito da abordagem porque ela trabalha elementos de bem-estar individual e coletivo em busca da resolução de problemas reais nas organizações. Além do fato de sua replicação ser viável nas organizações, líderes e indivíduos podem se apropriar dela da mesma forma como fizeram com outras metodologias de gestão como Agile ou Lean. 

Artigos Relacionados

Um par perfeito: Job Crafting e as transformações da liderança para o futuro do trabalho.

Pesquisa do MIT revela que colaboradores que tiveram a oportunidade de redesenhar o seu trabalho encararam melhor este momento de pandemia.

Conheça nossa trilha desenvolvimento:

A TRILHA - Apoio a Transformações Estratégicas Individuais e de Times

trilha pt site