por Hugo Nisembaum
Já tinha previsto escrever este artigo e ontem recebi mais um sinal de que está mais do que na hora de fazê-lo.
O Ricardo Amorim, manifestando sabedoria e bom senso disse: “A única forma de não ser dizimado pelas novas tecnologias e modelos de negócios é liderar a própria transformação”.
A forma tradicional pela qual as funções e estruturas organizacionais são definidas estão mudando com muita velocidade.
O trabalho é muito mais que uma caixinha em um organograma, hoje já é realidade de que se trabalha muito mais por projeto e em rede.
Ao ter que trabalhar desta forma eu tenho espaço pra definir como e com quem posso contribuir e isso irá orientar a minha atuação e o que preciso/quero aprender e realizar.
Uma definição de função exclusivamente top down não leva em consideração as contribuições que os ocupantes dessas posições podem e querem fazer para aproveitar o seu potencial.
O que é Job Crafting?
O termo surge pela 1ª vez com Amy Wrzesniewski da Yale University pesquisadora que ao estudar como as pessoas encontravam significado no trabalho, descobriu que o sentido ou realização no trabalho não vinham só da atividade em si, mas também como as pessoas customizam o que fazem.
Job Crafting é um meio de promover mudanças no seu trabalho de forma a obter melhores resultados, maior engajamento e a utilização plena do seu potencial e talentos.
O processo ajuda a mobilizar as pessoas para que de proativamente busquem formas de melhorar o seu engajamento e performance.
Job Crafting faz parte de um processo de autoconhecimento:
Não se trata simplesmente de analisar as oportunidades futuras, e sim quais delas respondem ao seu potencial, ao seu momento de carreira e vida.
Por isso antes de redesenhar o seu trabalho é importante uma etapa de autoconhecimento e analise do cenário:
- Propomos que as pessoas conheçam os seus Pontos Fortes, que verifiquem em que medida estão conseguindo utiliza-los plenamente nos seus trabalhos.
- Que entendam os desafios que querem ou precisam responder.
- Saber quais recursos estão à disposição ou são necessários; financeiros, conhecimento, experiencia, apoio de colegas, rede de relacionamento, amigos, chefes, família.
Como o Job Crafting pode ajudar a transformar seu trabalho?
Mudança de escopo e de tarefas. As pessoas podem fazer com que os seus trabalhos se tornem mais plenos agregando tarefas que permitem desenvolver ou usar os seus pontos fortes e manifestar os seus valores pessoais, o que traz maior significado ao que fazem.
Mudança nos relacionamentos. Obtemos muito significado em nossas vidas através das conexões com os outros. Usar o trabalho como um meio de construir e formar relacionamentos pode fornecer um caminho para grande bem-estar e significado no ambiente de trabalho.
Mudança de percepções ou mudança cognitiva. Em muitos casos, não é a mudança em si dos aspectos do trabalho e sim mudar a maneira como enxergamos o nosso trabalho. Qual o impacto positivo que meu trabalho traz a minha vida e aos que me rodeiam.
Nestes 7 anos aplicando a metodologia de Job Crafting com resultados positivos é muito raro encontrar situações em que as pessoas digam “não tenho o que mudar”.
A principal transformação é de dentro para fora.
Utilizar uma metodologia que ajude a estruturar essa transformação, permite uma mudança acelerada e precisa.
Uma frase que ouvi faz tempo de um cliente segue viva: “as pessoas precisam criar a cadeira na qual querem sentar-se, levando em conta suas motivações pessoais, seus pontos fortes e seus interesses”.
É responsabilidade de cada um construir o futuro do seu trabalho.
Quer saber mais sobre Job Crafting?
Job Crafting - Como reformular seu trabalho para ser mais feliz e aproveitar melhor o seu potencial.
Webinar Gratuito 13/11 Design Thinking e Psicologia Positiva aplicados à gestão de carreira.