Em setembro do ano passado o MIT realizou uma pesquisa procurando saber o impacto do Job Crafting (Redesenho do Trabalho) no momento que estamos vivendo.
Ter que repensar a maneira em que devemos trabalhar se tornou além de uma necessidade, uma obrigação em tempos de pandemia.
Redesenhar os nossos trabalhos passou a ser uma prática cada vez mais frequente, dadas as incertezas que vivemos e os novos desafios que aparecem e precisamos responder.
Job Crafting é um meio de promover mudanças no trabalho de forma a obter melhores resultados, maior engajamento e a utilização plena do seu potencial e talentos.
O exercício implica em repensar o trabalho de 3 formas:
- Aumentando ou diminuindo tarefas, ampliando ou diminuindo o escopo das tarefas ou modificando a maneira em que essas tarefas são desempenhadas. (Redesenho de Escopo e Tarefas)
- Alterando a natureza ou extensão das interações com outras pessoas. (Redesenho de Relacionamentos)
- Alterando sua percepção das tarefas ou vendo as tarefas de seu trabalho como um todo ao invés de tarefas separadas. (Redesenho Cognitivo).
Para que o exercício seja efetivo é importante buscar convergência entre os objetivos individuais e os da organização.
Para nós que temos utilizado essa metodologia já há algum tempo ver novas confirmações estatísticas e ainda mais em tempos de home office é muito interessante.
Para nossa agradável surpresa, acabou sendo extremamente importante para indivíduos e equipes poder repensar as suas maneiras de contribuir aproveitando as suas fortalezas, e respondendo aos novos desafios.
Conseguimos resultados expressivos, tanto a nível líder-colaborador como rever a forma de trabalhar da equipe como um todo, criando um patamar superior de colaboração e complementaridade.
As nossas vivencias também foram constatadas neste estudo realizado pelo MIT.
Os Estudos do MIT sobre Job Crafting:
“As pesquisas sobre Job Crafting, que normalmente se concentram nos colaboradores, destacam resultados positivos consideráveis, incluindo melhorias no bem-estar, comprometimento organizacional, percepções de significado e propósito do trabalho, avaliações de desempenho pessoais e de colegas e adaptação à mudança organizacional.”
Dada a importância dessas descobertas, MIT entrevistou em setembro 2020 1.000 líderes empresariais e 2.000 de seus trabalhadores em todo o mundo (67,1% da América do Norte e 32,9% do Reino Unido e Austrália) para fornecer evidências e orientação convincentes para gerentes que desejam encorajar suas equipes a redesenhar os seus trabalhos.
Os principais resultados da pesquisa:
Melhoria do Bem-estar: 92% dos participantes que realizaram job crafting neste momento de pandemia experimentaram maior satisfação no trabalho e aumento de satisfação pessoal. Este aumento do sentimento de bem-estar levou a uma diminuição dos niveis de stress em 29 %.
Melhoria na colaboração: 67 % dos participantes que fizeram o job crafting se sentiram inspirados a sair da zona de conforto e se engajaram em cooperação ativa com outros colegas, contribuindo para uma equipe mais conectada.
Aumento de produtividade: 77 % dos que realizaram Job Crafting foram mais produtivos no trabalho comparado a aqueles que não realizaram.
Lealdade fortalecida: a rotatividade de pessoal dentro das organizações que usam job crafting diminuiu 29% porque aqueles que buscavam promoção procuraram internamente antes de buscar desafios externamente. Os job Crafters ativos eram mais propensos a ficar na empresa e ajustar suas funções, e propor maneiras mais inteligentes de contribuir com os objetivos em vez de mudar para outro lugar.
O Job Crafting é uma forma estruturada de dar voz as pessoas na organização ampliando a autonomia e a colaboração, aspectos fundamentais no processo de transformação que estamos vivendo.
Se você quer conhecer cases práticos com resultados no dia 30/03 às 19hs faremos uma live sobre o tema no nosso canal do youtube.
Job Crafting – Redesenhando o trabalho em tempos de home office.