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Confiança, colaboração, pontos fortes e performance. O que é mais importante? Por onde começar?

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Confiança, colaboração, pontos fortes e performance.

O que é mais importante? Por onde começar?

  • Confiança?
  • Colaboração?
  • Pontos fortes?
  • Performance?

Os 4 conceitos mencionados acima são indiscutivelmente necessários em qualquer circunstância, na que hoje vivemos mais do que nunca. Porem a ordem dos fatores altera o valor e a eficácia do produto ou serviço.

Amy Cuddy, uma psicóloga social da Harvard que estudou por mais de 15 anos os elementos que usamos para avaliar as pessoas, eles podem ser resumidos em duas perguntas:

  1. Posso confiar nesta pessoa?
  2. Posso respeitar esta pessoa?

Os psicólogos se referem a essas dimensões como calor/cordialidade e competência, respectivamente, e, idealmente, você deseja ser percebido como tendo ambos.

 Cuddy diz que a maioria das pessoas, especialmente em um contexto profissional, acredita que a competência é o fator mais importante. Afinal, eles querem provar que são inteligentes e talentosos o suficiente para lidar com seus negócios. Mas, na verdade, a confiabilidade, é o fator mais importante na forma como as pessoas o avaliam. "De uma perspectiva evolucionária", diz Cuddy, "é mais crucial para nossa sobrevivência saber se uma pessoa merece nossa confiança". "Uma pessoa calorosa e confiável que também é competente desperta admiração, mas somente depois que você estabelece a confiança é que seus pontos fortes se tornam um presente e não uma ameaça." 

Simon Sinek em um projeto com os Navy Seals, grupo de elite da marinha americana, lhes perguntou que critérios usam para escolher os melhores. Eles desenharam um gráfico para explicar. De um lado, performance e do outro, confiança.

Performance no campo de batalha e Confiança fora do campo de batalha. Ninguém quer os da baixa performance e baixa confiança. Nem querem alguém com alta performance e baixa confiança. Se for um líder, ele será tóxico para a equipe.  E constataram que as equipes mais bem sucedidas estão compostas por pessoas que tem boa performance e alta confiança.

Segundo Sinek é preferível ter uma equipe de média performance e alta confiança do que alta performance e baixa confiança. A performance pode ser melhorada, a confiança uma vez quebrada é muito difícil de retomar.

O ponto é que temos um milhao de metricas para medir performance e quase nada para medir confiabilidade.

E sem uma base solida de confiança você não consegue colaboração, nem uma base para que os pontos fortes coletivos se manifestem plenamente.

Para construir um equilbrio entre confiança e peformance em times 3 dimensoes precisam estar claras.

Direção, Colaboração e Pontos Fortes. ( e em cada uma delas existem elementos pra trabalhar confiança e performance)

Direção Pode estar representada por aspectos mais abstratos como valores e propósito, e aspectos mais concretos como estratégia e metas.

Propósito e Valores - como queremos contribuir e quem queremos ser como empresa. Medir o alinhamento entre propósito e valores é um elemento pra medir confiança.

Estratégia e metas – Ajudar o time a entender a estratégia e a definir metas claras, e aqui temos métricas de performance.

Colaboração:  A colaboração se dá na soma das interações e da complementariedade das  capacidades das pessoas.  E hoje temos condição de medir tanto as redes de colaboração como a complementariedade entre as pessoas.

Ao medir as redes de colaboração podemos entender no dia-a-dia elementos que contribuem tanto para a confiança como pra performance. Por exemplo:

Apoio pessoal – Ter na rede pessoas que me dao apoio na resolução de problemas e estimulam meu desenvolvimento, contribui para um maior indice de confiança.

Compartilhar informação – Medir a quantidade, qualidade e como a informação é compartilhada pode contribuir tanto para uma melhor performance como para a criação de um ambiente de confiança.

Os dados sao objetivos, há qualidade e utilidade no que está sendo compartilhado? Isso contribui para a performance.

Ser transparente e ser discreto ao compartilhar informação contribui para a confiança.

Pontos fortes: É importante entender e desenvolver as capacidades do time

(talentos, conhecimentos, skills e experiencia).

Existem pontos fortes que contribuem para a performance e outros para a confiança. Por exemplo:

Raciocínio analítico contribui diretamente com a performance, já empatia e comunicação contribuem para a confiança.

Não precisamos partir do zero para medir e desenvolver aspectos de confiança dentro das organizações. Existe um cardápio grande de metodologias comprovadas, a questão é considerar essas medidas tão relevantes quanto às de performance.

Se cada vez mais vamos trabalhar de maneira horizontal, por projetos e com circunstâncias que mudam tanto fortalecer confiança, pontos fortes e colaboração será fundamental para garantir performance.

Que saber mais como identificamos e desenvolvemos colaboração e pontos fortes nas empresas entre em contato conosco!