Blog

Mantendo uma cultura organizacional positiva em tempos de trabalho remoto:

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

artigocultura30032020

A Pandemia do COVID-19 fez com que obrigatoriamente o futuro do trabalho chegasse já. O trabalho remoto chegou com tudo e em menos de 15 dias.

É natural que a tendência seja em concentrar energia nas ações práticas para a manutenção e adaptação da operação. Falar de benefícios, aspectos trabalhistas, ferramentas de colaboração online, VPN etc.)

Mas sabemos que na hora da verdade é a cultura organizacional que ajuda tanto no momento do impacto como na retomada. 

Uma cultura organizacional positiva por definição é viva, não morre em um papel ou em um powerpoint de consultoria.  Ela se manifesta diariamente através do comportamento de todos, sejam líderes formais ou informais.

Existem 4 dimensões que estão claramente presentes em empresas em uma cultura organizacional positiva:

  • Clima Positivo – Um ambiente (físico ou virtual) que estimule emoções positivas
  • Relacionamento Positivo – Interações estimulem a complementariedade e os pontos fortes do time.
  • Comunicação Positiva – Uma linguagem positiva e construtiva.
  • Significado Positivo – Apoiando os colaboradores a encontrarem maior significado no que fazem.

Uma cultura organizacional positiva mesmo em trabalho remoto é o reflexo das relações que construímos e dos valores que se manifestam na conduta de cada um.

Concentrar energia somente na execução e estratégia em um cenário de incerteza total, não é o melhor caminho a médio e longo prazo. Se os sacrifícios e desafios não estiverem vinculados a uma clara proposta de valor, há uma margem enorme para que o medo, desespero e apatia ocupem um espaço grande do dia-a-dia da empresa.

A execução e a estratégia não perdem a importância, mas em tempos de trabalho remoto e em crise talvez seja importante inverter a pirâmide. Veja no gráfico abaixo.

artigoculturagrafico30032020

Quando a estratégia e a execução precisam ser revisadas e as coisas estão nebulosas para todos, inclusive para os líderes, visão, valores / princípios e propósito precisam estar muito claros. Transparência nesta hora é fundamental.

O papel do líder na construção de uma cultura organizacional positiva mesmo em tempos de trabalho remoto:

  • Garantir um convívio agradável: Construir um relacionamento seguro

Ser presente e acessível

Estabelecer mais pontos de contato (fora dos rotineiros)

Demonstrar empatia

Estimular as conexões

Criar segurança psicológica

Promover Inclusao (não deixar ninguém afastado)

Apoio além do trabalho

  • Antecipar-se: Mais do que um motorista assumir um papel de controlador de voo

Definir prioridades

Ajudar nos papéis, expectativas e responsabilidade.

Empoderar

Dar a tecnologia e recursos necessários

Ajudar no desenvolvimento de habilidades

Reconhecer, recompensar e dar visibilidade as pessoas.  (mais importante ainda à distância)

  • Encontrar significado: Mais do que traduzir a estratégia, dar sentido às coisas

Fazer com que propósito, valores e visão estejam sempre presentes

Sinalizar segurança

Comunicar de forma aberta (informal e formalmente)

Conectar os pontos

Esclarecer indicadores e expectativas (foco nos resultados)

Dar feedback

Criar rituais (que manifestem propósito, valores e visão)

Quando a execução e a estratégia forem abaladas por um fator imprevisível ou imponderável, o propósito, valores e visão dão sustentação a uma cultura organizacional positiva, mesmo com o time trabalhando remotamente.