Blog

Liçoes da Psicologia Positiva em tempos de pandemia - Emoções Positivas e Situações Adversas

Avaliação do Usuário: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

ficaemcasa

Vivemos uma situação que deve ser encarada seriamente e com prudência, uma forma de enfrentar melhor a situação é estimular emoções positivas em nossas relações.

A Teoria Broaden and Build de Emoções Positivas 

A teoria broaden and build de Barbara Fredrickson confirma que emoções positivas ajudam a construir repertório de pensamentos e ações para responder as situações que se apresentam.

Também contribuem para construir resiliência em momentos adversos. Do ponto de vista organizacional, as emoções positivas têm um efeito contágio na melhora do ambiente. Frederickson sugere que as emoções positivas aprimoram o repertório de ação do pensamento de um indivíduo e fornecem suporte para melhorar os recursos pessoais.

O Impacto no trabalho das emoções positivas

Aplicado à força de trabalho, Frederickson postula que emoções positivas experimentadas por colaboradores individualmente criarão um efeito cascata que beneficia o funcionamento organizacional.

Neste gráfico podemos ver como se sugere uma espiral ascendente para as emoções positivas e uma descendente para as emoções negativas.

infograficoespiralemocoes

Para gerar bem-estar, precisamos de emoções positivas em nossas vidas. Qualquer emoção positiva como paz, gratidão, satisfação, prazer, inspiração, esperança, curiosidade ou amor se enquadra nessa categoria.

As emoções positivas contribuem para uma resposta melhor de nosso sistema imune.

Nesses tempos exercitem a sua curiosidade para saber como os outros estão, sintam a satisfação de uma refeição tranquila no meio de uma semana de trabalho com sua família, sejam gratos pelo que tem e pelo que podem proporcionar aos outros, inspirem ajudando os outros, sintam o prazer de aprender algo novo, demonstrem o seu amor. Tenham esperança, sairemos melhores disto!

Sigam as orientações dos agentes de saúde, sejam prudentes e gentis.

Um abraço!