por Miguel Nisembaum
É bastante óbvio que a colaboração é um elemento fundamental para construir equipes de alta performance.
Colaboração é o Santo Graal, o Elixir da Longa vida, a cereja do bolo de uma cultura organizacional saudável e resiliente.
Gosto muito desta definição do Hank Rubin - “Colaboração é uma relação intencional em que todas as partes estrategicamente escolhem cooperar a fim de alcançar um resultado partilhado".
O grande desafio está no fato que colaboração é algo que é construído coletivamente e que exige constância.
Tente construir esse ambiente via comando e controle, de modo top down e através de ações desconectadas do dia-a-dia (endomarketing, atividades externas, palestra motivacionais etc.) e saiba que desperdiçará, tempo, energia e dinheiro.
Alguns elementos a considerar:
Transparência e Direção – Quem queremos ser, como queremos trabalhar e o que queremos alcançar.
Emoções Positivas –Barbara Fredrickson, pesquisadora da Psicologia Positiva comprovou que as emoções positivas ampliam nossa visão de mundo e ajudam a criar recursos para responder a adversidades e desafios. É um elemento fundamental para criar segurança psicológica (um ambiente onde há mais confiança e menos medo de errar).
Conhecer os pontos fortes e onde cada um quer contribuir: Conhecer as capacidades naturais, skills e interesses de cada um permite estabelecer com mais clareza como as pessoas podem se complementar.
E agora os 7 motivos por que promover um ambiente de colaboração:
1- Nos ajuda a resolver problemas:
Seja individualmente ou em equipe, um ambiente de colaboração faz com que as pessoas sejam propensas a pedir ajuda, identificar problemas e propor soluções.
2- Aproxima as pessoas e organizações:
Para quebrar silos e feudos criar equipes multidisciplinares com objetivos e projetos comuns é uma forma de estimular a colaboração. Projetos que envolvam a experiencia e jornada do cliente acabam envolvendo toda a organização. Quer melhorar a percepção dos clientes sobre sua empresa? trabalhe a colaboração.
3- As pessoas aprendem uma com às outras:
A colaboração ajuda a acelerar a adoção de mudanças, aprendizado de sistemas, metodologias e tecnologias. Aprendemos sobre os outro e com os outros. Hoje se fala muito em Lifelong Learning com um enfoque individual, a colaboração contribui para o aprendizado como grupo.
4- Abre novos canais de comunicação:
Quanto mais um ambiente de colaboração for estimulado, canais que antes eram de difícil acesso ficam abertos e as barreiras de comunicação entre departamentos e hierarquias se reduzem, dando voz à mais pessoas e criando caminhos de duas vias.
5- Aumenta o engajamento ao longo da organização:
Conforme as pessoas começam a conectar-se mais, a confiança aumenta e consequentemente o engajamento também. Quanto mais engajamento maior o conforto em trabalhar juntos. É um sistema que se retroalimenta.
6- Aumenta a retenção de talentos:
Um ambiente de colaboração permite que as pessoas vislumbrem maiores oportunidades de crescimento e mobilidade dentro da organização.
7- Aumenta a eficiência:
Nos permite concentrar energia nos pontos em que podemos contribuir mais, o trabalho complementar do time otimiza energia e recursos e acelera os resultados.
Conclusão:
Criar um ambiente de colaboração é um processo difícil e contínuo, porém também contagioso, quanto mais equipes e indivíduos experimentarem processos colaborativos, mais este elemento se consolida como parte da cultura da organização.