Blog

7 motivos para criar e promover um ambiente de colaboração:

Avaliação do Usuário: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

19292 bglinkedin 01

por Miguel Nisembaum

É bastante óbvio que a colaboração é um elemento fundamental para construir equipes de alta performance.

Colaboração é o Santo Graal, o Elixir da Longa vida, a cereja do bolo de uma cultura organizacional saudável e resiliente.

Gosto muito desta definição do Hank Rubin - “Colaboração é uma relação intencional em que todas as partes estrategicamente escolhem cooperar a fim de alcançar um resultado partilhado".

O grande desafio está no fato que colaboração é algo que é construído coletivamente e que exige constância.

Tente construir esse ambiente via comando e controle, de modo top down e através de ações desconectadas do dia-a-dia (endomarketing, atividades externas, palestra motivacionais etc.) e saiba que desperdiçará, tempo, energia e dinheiro.

Alguns elementos a considerar:

Transparência e Direção – Quem queremos ser, como queremos trabalhar e o que queremos alcançar.

Emoções Positivas –Barbara Fredrickson, pesquisadora da Psicologia Positiva comprovou que as emoções positivas ampliam nossa visão de mundo e ajudam a criar recursos para responder a adversidades e desafios. É um elemento fundamental para criar segurança psicológica (um ambiente onde há mais confiança e menos medo de errar).

Conhecer os pontos fortes e onde cada um quer contribuir: Conhecer as capacidades naturais, skills e interesses de cada um permite estabelecer com mais clareza como as pessoas podem se complementar.

E agora os 7 motivos por que promover um ambiente de colaboração:

1- Nos ajuda a resolver problemas:

Seja individualmente ou em equipe, um ambiente de colaboração faz com que as pessoas sejam propensas a pedir ajuda, identificar problemas e propor soluções.

2- Aproxima as pessoas e organizações:

Para quebrar silos e feudos criar equipes multidisciplinares com objetivos e projetos comuns é uma forma de estimular a colaboração. Projetos que envolvam a experiencia e jornada do cliente acabam envolvendo toda a organização. Quer melhorar a percepção dos clientes sobre sua empresa? trabalhe a colaboração.

3- As pessoas aprendem uma com às outras:

A colaboração ajuda a acelerar a adoção de mudanças, aprendizado de sistemas, metodologias e tecnologias. Aprendemos sobre os outro e com os outros. Hoje se fala muito em Lifelong Learning com um enfoque individual, a colaboração contribui para o aprendizado como grupo.

4- Abre novos canais de comunicação:

Quanto mais um ambiente de colaboração for estimulado, canais que antes eram de difícil acesso ficam abertos e as barreiras de comunicação entre departamentos e hierarquias se reduzem, dando voz à mais pessoas e criando caminhos de duas vias.

5- Aumenta o engajamento ao longo da organização:

Conforme as pessoas começam a conectar-se mais, a confiança aumenta e consequentemente o engajamento também. Quanto mais engajamento maior o conforto em trabalhar juntos. É um sistema que se retroalimenta.

6- Aumenta a retenção de talentos:

Um ambiente de colaboração permite que as pessoas vislumbrem maiores oportunidades de crescimento e mobilidade dentro da organização.

7- Aumenta a eficiência:

Nos permite concentrar energia nos pontos em que podemos contribuir mais, o trabalho complementar do time otimiza energia e recursos e acelera os resultados.

Conclusão:

Criar um ambiente de colaboração é um processo difícil e contínuo, porém também contagioso, quanto mais equipes e indivíduos experimentarem processos colaborativos, mais este elemento se consolida como parte da cultura da organização.