Blog

Por que a conta da energia que gastamos trabalhando nunca fecha?

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

fotonergiaartigo

Um bem precioso limitado está sendo desperdiçado na maioria das empresas.

 

Não estou falando de água, luz ou matéria prima e sim do tempo e energia das pessoas.

 

Nos últimos 10 dias algumas notícias relacionadas a produtividade e bem-estar me chamaram a atenção. 

Alguns destaques:

 

  • Uma matéria de capa na Você S/A sobre foco e produtividade.
  • Leis na França que obrigam os trabalhadores a se desconectarem de celulares e web corporativas 11 horas por dia e 35 horas no final de semana.
  • A Amazon com um programa de demissões voluntárias que paga até U$ 5000,00 para quem quiser sair da empresa  por não gostar do seu trabalho.
  • A Zappos implantando um sistema sem hierarquia onde as tarefas são distribuídas na equipe de acordo com suas capacidades técnicas, de gestão e seus interesses.

 

Ou seja, de alguma forma a sociedade e as empresas começam a entender que o mau aproveitamento das capacidades naturais e do potencial energético das pessoas afeta diretamente os resultados.

 

A jornada de trabalho longa, a vida multitarefa, estruturas ainda muito verticalizadas, o imediatismo,  a falta de significado naquilo que se faz, todos esses elementos  contribuem para  que estejamos cada vez mais desenergizados.

 

Se você não for um monge tibetano provavelmente não vai conseguir ficar concentrado em um único assunto por mais que 90 minutos.

 

Nosso metabolismo  funciona em ciclos, os ciclos circadianos trabalham em um período de 24 horas regulando nosso sono, alimentação, e os ciclos ultradianos são ciclos de 90 minutos que regulam nossa circulação, pulso, batimentos cardíacos, nossos humores e consequentemente nossa concentração. Respeitar esses ciclos é fundamental para aproveitar melhor suas energias.

 

Algumas dicas para que você aproveite melhor suas energias:

 

1-      Trabalhe temas em ciclos de 90 minutos, faça uma pausa  de 10 a 15 minutos, tire os olhos da tela, vá andar, converse sobre outros temas.

 

2-      Busque atividades que privilegiam tuas capacidades naturais. ( Seja no lazer ou no trabalho).

 

3-      Busque significado naquilo que faz. ( Tente ter uma visão mais ampla do trabalho não só como um emprego ou ganha-pão, mas como algo que pode contribuir para você e aqueles que te rodeiam).

 

4-      Estabeleça prioridades e se concentre para que elas aconteçam. (Foco).

 

5-      Veja como você se complementa com sua equipe, deixe que eles manifestem suas capacidades naturais e sugiram formas diferentes de trabalhar.

 

6-      Guarde um tempo para não fazer nem pensar em nada, muitas das inovações vieram de momentos como este.  Arquimedes na sua Banheira, Newton e a maçã, Einstein tocando violino.

 

7-      Medite- esta prática comum na oriente aumenta  comprovadamente a atividade do cortéx pré-frontal responsável pelo pensamento abstrato, criatividade, e concentração. Esta prática também indicou o aumento de clareza de pensamento e aumento de capacidade cognitiva.

 

O importante não é só fazer mais, é fazer melhor, e melhor precisa ser para você, para a empresa e aqueles ao teu redor.

 

Desejo uma ótima semana e que vocês utilizem bem suas energias.