Faz um tempo venho acompanhando o trabalho sobre autocontrole e garra da pesquisadora da Penn State Angela Duckworth, e é interessante que segundo as pesquisas que ela fez a presença constante destes dois elementos indicam sucesso em longo prazo se somados a talentos, habilidades, conhecimentos e experiência.
E o cerne da alta performance está em manter estes elementos presentes o máximo possível em nossas vidas.
Sempre estamos sujeitos a oscilações seja por variações internas ou externas, mas é nas internas onde temos maior condição de controlar essas mudanças de clima ou humores.
Veja as partidas mais recentes da Copa de times de alto nível, Holanda e Espanha, Alemanha e Portugal. E ainda a partida contra o Chile que eliminou a Espanha precocemente.
O talento e preparo fazem diferença mas o que explica uma fraca atuação de Cristiano Ronaldo ou do goleiro Casillas? E do outro lado o que explica a atuação de Robben da Holanda e Muller da Alemanha?
Certamente os aspectos de garra e autocontrole sofreram variações e afetaram a performance, negativamente para a Espanha e Portugal e positivamente para Holanda e Alemanha.
Depois do 0 X 0 de Brasil e México espero que nossa equipe consiga injetar mais garra e autocontrole nos próximos jogos.
Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.
Abaixo um vídeo de Angela comentando o que descobriu em suas pesquisas.