Blog

VUCA e BANI dois modelos complementares

Avaliação do Usuário: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

vucabaniartigo

Recentemente vi alguns artigos falando de como o modelo VUCA é obsoleto e agora o mundo é BANI. Eu particularmente vejo como modelos complementares até porque as dimensões tratadas ali são diferentes.

VUCA – Criado pelos militares americanos para explicar o mundo pós guerra-fria, tem sido utilizado no mundo corporativo para descrever cenários complexos.

Um modelo para descrever o mundo:

Volátil – As coisas mudam com muita velocidade

Incerteza- Não há como prever de onde virá a próxima mudança ou ameaça.

Complexidade – Mais componentes e variáveis interconectadas tornam o ambiente mais complexo e até caótico.

Ambiguidade – As informações estão disponíveis, mas o significado delas ou a correlação não é clara.

Já o termo BANI proposto pelo antropólogo e futurista Jamais Cascio, é bastante recente e surgiu a partir de uma reflexão daquilo que vivemos no último ano de 2020.

Um modelo de como percebemos o mundo:

Brittle - Frágil – Não só está relacionada com a fragilidade dos sistemas, mas também como percebemos o mundo. Por exemplo: O sistema solar se guia por eventos relativamente estáveis e sólidos, e ainda sim temos terraplanistas. Neste caso não é o sistema que é frágil é a percepção que temos dele.

Anxious – Ansioso – É como lidamos com as incertezas. A ansiedade é um aspecto natural do ser humano que vem sido exacerbado pelo volume de informações, excesso de comparação, imediatismo. De alguma forma o ambiente em que vivemos está moldado pela ansiedade.

Non-Linear- Não linear- A ideia de causalidade ou de correlação das coisas não fica tão evidente e os eventos não necessariamente obedecem a uma cadeia lógica. É um reflexo da complexidade. Mas ainda assim é bastante influenciada pela nossa percepção e comportamento. Por mais complexa ou incerta que seja a situação, existem elementos pelos quais sim temos controle e em que existe uma relação causa efeito. Por exemplo: Se me alimento bem e prático esportes há uma grande probabilidade de minha saúde melhorar. E isso é absolutamente linear.

Incomprehensible - Incompreensível O volume de informação e de ruído, e a não linearidade contribuem para que tenhamos dificuldade encontrar sentido no que vivemos. Existe um trabalho individual em buscar um propósito que dê sentido e significado a aquilo que fazemos.

Concluindo estes frameworks e modelos servem como base de reflexão para entender melhor o mundo e como percebemos ele. São complementares e se propõem a observar coisas diferentes.

Cuidado para não adotar um modelo só porque está na moda ou é bonito, ou saiu da boca de algum guru de inovação. Veja também a aplicação pratica e resultados que consegue extrair a partir das reflexões.

Este tipo de discussão de um modelo ao invés do outro é como dizer que a experimentação é mais importante que o planejamento. As duas coisas são importantes.

E como lidar com tudo isso?

Contra a fragilidade da situação, busque um propósito sólido (onde quero contribuir).

Contra a ansiedade, use da empatia e mindfulness, curta cada etapa. Não seja alienado, mas não se deixe influenciar por um ambiente que é moldado pela ansiedade.

Contra a não linearidade, e o incompreensível, concentre mais energia nas oportunidades que aparecem do que tentar ter controle completo das situações.