Muitos já devem ter lido a famosa frase atribuída a Da Vinci " A Simplicidade é último grau de sofisticação" honestamente pouco importa de quem é a frase, mas sim a verdade estampada nela.
Outros devem conhecer o método de gestão KISS - Keep It Simple Stupid, que eu na verdade mudaria para Keep It Simple and Smart.
Um estudo feito com 14.000 pessoas globalmente pela consultoria Siegel+Gale comprova que organizações que investem em simplificar o ambiente de trabalho ganham e muito, gerando nos colaboradores:
- Maior Confiança.
- Maior defesa da marca e empresa pelos colaboradores.
- Maior Inovação.
- Maior probabilidade de permanecerem na empresa.
Ainda assim de acordo com o estudo 30% dos entrevistados acham que seu ambiente de trabalho é complexo e difícil de navegar.
O que caracteriza uma empresa com um ambiente de trabalho simples?
Comunicação e manifestação clara dos propósitos e valores.
Seus objetivos de negócio tendem a ser simples.
Transmitem com clareza o impacto do papel dos colaboradores nas relações com os clientes e nos resultados.
Estimulam segurança psicológica, construindo um ambiente de confiança.
Prezam a eficácia.
Em organizações com essas características:
95% dos Colaboradores tem confiança na liderança da empresa.
54% Acham mais fácil inovar.
65% indicariam a empresa como um local para trabalhar.
84% dos colaboradores pretendem permanecer na empresa.
Conclusão:
O que mais me chama a atenção é que o estudo menciona o aspecto de segurança psicológica como um dos elementos importantes da simplificação do ambiente de trabalho.
Tente implementar um sistema Lean ou Agile em um ambiente sem confiança, ou melhorar a experiencia do cliente em uma organização onde não há transparência nas relações entre equipe e liderança. Garanto que será um processo desgastante e recheado de frustrações.
Eu não sei quantas vezes ouvi e escrevi a expressão Mundo VUCA este ano!
O mundo pode ser volátil, instável, complexo e ambíguo, mas as relações no ambiente de trabalho não precisam seguir o mesmo modelo.
Digo mais, equipes que precisam lidar com situações complexas precisam ter relaçoes relativamente estáveis e de segurança para poder propor inovação e gerar resultados.
Alguns elementos que podem ajudar a criar esse ambiente mais simples de trabalho:
Expectativas claras - O que os líderes esperam dos indivíduos e das equipes, o que as equipes esperam dos líderes e da empresa.
Ampliar conhecimento de si e dos outros - Estabelecer um processo constante de reflexão sobre quais os meus pontos fortes e os dos meus colegas, onde posso e quero contribuir e onde nos complementamos.
Propósito e significado - Deixar claro para o que e como estamos contribuindo. Como nós como grupo queremos e podemos ter um impacto positivo na sociedade.
Que a mudança de processos (que é uma constante hoje) considere os pontos fortes da equipe e a manutenção das boas relações.
Mudar Hábitos - Individualmente e como grupo existem formas de pensar e agir que não contribuem para uma simplificação do ambiente de trabalho.
Escolha um elemento que quer eliminar ou incorporar e trabalhe nele, a mudança de outros será consequência natural.
Cultivar emoções positivas - Um ambiente de emoções positivas gera espaço para a busca de soluções e amplia a visão de que recursos temos disponíveis mesmo em situações de adversidade.
Para convencer os mais céticos em relação a esse tipo de mudança conto o caso de um cliente que tinha problemas sérios com sua equipe de P&D, 2 anos sem lançar nenhum produto novo. Depois de um projeto de consultoria com base em Psicologia Positiva e Design Thinking lançaram 4 novos produtos de sucesso e tem mais 12 em produção.
Não foi necessário incorporar novos colaboradores nem investir em estrutura.
A viabilidade existe, comece com uma célula da empresa endereçando uma oportunidade ou solução relevante para o negócio, ao mostrar que é possível trabalhar de uma forma diferente e conseguir excelência é mais fácil contagiar outras áreas da organização.