por Hugo Nisembaum
Uma organização que consegue promover o engajamento das diferentes gerações que a compõem é um espetáculo digno de ver.
Não é utopia. É uma realidade que estamos observando mais e mais, felizmente.
Um dos principais alicerces do engajamento que estamos constatando se deve a uma mudança de abordagem.
Ao invés de insistir só no modelo do déficit, dos gaps, dos pontos fracos como principal alternativa para aprimorar a performance, a abordagem dos Pontos Fortes promove uma visão mais equilibrada e consegue identificar e desenvolver o que temos de melhor como empresa e como pessoas.
A abordagem dos Pontos Fortes aponta um caminho natural e bem traçado para aprimorar a contribuição e engajamento dos colaboradores.
Faz com que a complexa e muitas vezes negligenciada tarefa de gestão de pessoas se torne significativamente mais fácil e atraente. Principalmente para os lideres, já que lhes permite criar um ambiente propicio a comunicação transparente, relacionamento mais construtivo e ainda por cima, ao promover a manifestação dos Pontos Fortes dos seus colaboradores, cria condições de encontrar significado no que fazem, alimentando o engajamento.
A abordagem dos Pontos Fortes revelou-se pragmática, pois se concentra em aspectos positivos que podem ser aplicados produtivamente, e humanista, por respeitar e fomentar o que existe de melhor em cada um.
Assim sendo, afirmo com a convicção de quem já assiste a essa realidade em empresas que engajamento e pontos fortes são uma dupla inseparável.