Ver alguém fazer um ato virtuoso (especialmente se tratando de ajudar outras pessoas), nos faz sentir bem, nos reconforta. Esta emoção positiva, conhecida como “Elevação” pode nos fazer bem, mas será suficiente para que estejamos inclinados a executar boas ações?
De acordo com novas descobertas relatadas no Jornal Psychological Science da Associação de Ciências Psicológicas, a resposta pode ser positiva.
Os cientistas Simone Schnall da Universidade de Cambridge, Jean Roper da Universidade de Plymouth, e Daniel M.T. Fessler da Universidade da Califórnia, Los Angeles, queriam investigar a influência da elevação no comportamento. Voluntários eram expostos a um vídeo neutro (mostrando cenas de um documentário sobre a natureza) ou um videoclipe positivo (sobre músicos agradecendo seus mentores) que foi desenvolvido para induzir sentimentos de elevação, depois de ver o vídeo os participantes da pesquisa escreviam uma redação descrevendo o que viram.
Depois que foram pagos pela participação na pesquisa, os participantes foram questionados se gostariam de participar em um estudo adicional.
Os resultados revelaram que os participantes que viram o vídeo positivo estavam mais propensos a participar de outro estudo do que aqueles que viram o clipe neutro, sugerindo que o sentimento de elevação pode fazer com que estejamos mais dispostos a ajudar outra pessoa. Os pesquisadores queriam comprovar se o sentimento de elevação pode resultar em um comportamento altruísta.
No experimento seguinte, um grupo diferente de voluntários foi exposto a três clipes diferentes incluindo o clipe positivo. Depois de visualizarem o vídeo, o assistente da pesquisa simulava ter um problema com abrindo um arquivo de computador necessário a pesquisa.
Ele contava aos voluntários que eles estavam liberados, mas assim que estes estavam saindo, perguntava se estes estavam dispostos a responder um questionário para outro estudo (o experimento consistia em medir se os voluntários ajudariam no estudo adicional.). O pesquisador ressaltou que o questionário era chato e que os voluntários poderiam sair assim que quisessem.
O resultado do segundo estudo foi contundente – os participantes que viram o vídeo positivo passaram pelo menos o dobro do tempo ajudando o assistente do que aqueles viram os outros dois clipes, indicando que o sentimento de elevação pode fazer com que o comportamento das pessoas seja altruísta.
Os autores concluíram que ao incitar o sentimento de elevação mesmo que expondo indivíduos brevemente a comportamento altruísta, pode-se gerar um incremento no nível de altruísmo em uma sociedade.