por Miguel Nisembaum
Positive Leadership – Tal Ben Shahar na HSM Expo Management.
Trabalhamos com a Psicologia Positiva aplicada à gestão de pessoas nas empresas há mais de 8 anos.
Temos visto resultados incríveis que vinculam o foco no bem-estar e autenticidade dos colaboradores com produtividade, inovação e resultados financeiros.
Nesta segunda-feira tivemos a confirmação mais uma vez da boa escolha deste caminho, ao ver que em um dos principais fóruns de gestão do país um dos especialistas da Psicologia Positiva - Tal Ben Shahar foi um dos principais palestrantes.
A Psicologia Positiva propõe trazer um novo equilíbrio, para que não só olhemos o gap, o que nos falta, mas também procurar entender o que funciona no ser humano, o que faz com que sejamos bem sucedidos, que aspectos contribuem para a felicidade.
Ao procurar entender o que funciona, começamos a formular perguntas de forma diferente e com isso obtemos respostas diferentes.
“Nossos questionamentos definem nossa realidade, ao invés de perguntar somente o que não funciona, que tal perguntar o que funciona, o que leva pessoas a serem bem sucedidas mesmo em condições adversas.” – diz Tal em um dos trechos da palestra.
Essa mesma pergunta foi feita ao estudar indivíduos que mesmo vivendo em condições adversas de pobreza no mundo inteiro conseguiram destacar-se e serem bem sucedidos.
Alguns aspectos comuns foram encontrados em todos os entrevistados:
- Propósito Definido
- Resiliência
- Otimismo realista
- Adotar alguém como modelo ou exemplo
- Ajudar os outros / Voluntariado
- Conhecer e concentrar energia nos seus Pontos Fortes
- Praticar atividade física regularmente.
O mais interessante é que qualquer um pode aprender a exercitar estes aspectos, e eles podem contribuir com o sucesso e felicidade de TODOS.
E para concluir Tal Ben Shahar propõe algumas perguntas que podem ajudar a trazer novas respostas e redefinir nossa realidade:
- Pelo que sou grato?
- Qual progresso fiz hoje?
- Quando estive em minha melhor forma como líder?
- Como criamos experiências excepcionais para nossos clientes?
- O que posso admirar (em mim, nos outros, na vida)?
- Quais são os pontos fortes (meus, da minha equipe, da minha família, dos meus amigos)?
- O que alimenta os pontos fortes (os meus, da minha equipe, amigos, etc.)?
Fica uma reflexão, enxergando a sua realidade: que perguntas diferentes você faria?