Blog

5 Elementos fundamentais para conseguir e manter a excelência no Trabalho:

Avaliação do Usuário: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

five

Por Hugo Nisembaum

Um recente artigo de Claudio Fernandez-Araoz na Harvard Business Review (junho 2014) deixa claro que as formas que viemos tentando identificar potencial está ultrapassada. Muitos de nós somos de uma era em que inteligência, experiência e desempenho passado eram os elementos fundamentais a levar em consideração.

 

Inclusive, uma abordagem que ainda está em vigência, o modelo de competências começa a ser revisto.

 

 

Em um ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo, avaliações baseadas em competências estão cada vez mais se mostrando insuficientes.

 

O que contribui para a performance diferenciada de um funcionário hoje pode não ter o mesmo peso amanhã, seja por mudanças nos desafios, na estratégia ou por outros fatores internos ou externos.

 

Então, o que consideramos essencial para promover excelência? Qual é a fórmula?

 

Apontamos os seguintes elementos que são fundamentais na busca de excelência ou superação:

  • Propósito: “Eu quero colocar os meus Pontos Fortes a serviço do que?”
  • Significado:Como nos conectamos ao Propósito em nossas atividades diárias. A forma em que definimos os trabalhos ainda reforçam o que tem que ser feito e não necessariamente porque fazemos o que fazemos. Um estudo mostra que existe uma clara correlação entre significado e engajamento.
  • Vontade: de aprender, de aceitar novos desafios. As pessoas com garra decidem e assumem o compromisso com um determinado curso de ação.Demonstrou ser um indicador mais preciso de sucesso do que QI.
  • Pontos Fortes, (talentos, conhecimentos, habilidades, experiências)
  • Gestão da energia:  A exigência de “mais quantidade, maior e mais rápido” gera um valor que é limitado, superficial e de curto prazo.

Pesquisas claramente demonstram que existe uma forte relação entre    motivação e propósito.O processo de ligar os Pontos Fortes a Propósitos pode ajudar a refinar e esclarecer o seu próprio sentido de propósito no trabalho e na vida.

Como as capacidades naturais podem ser utilizadas em outras situações e ser uteis para novos desafios. Isto contribui para um ambiente incerto e complexo, o que permite pensar em outras possibilidades de aplicação do potencial.

 

O mau aproveitamento das capacidades naturais e do potencial energético das pessoas afeta diretamente os resultados.

 

Está provado de que o jeito que estamos trabalhando não funciona!!

 

A Gestão da Energia passa a ser um elemento fundamental da produtividade e bem estar da empresa e das pessoas.

 

Vale a reflexão sobre estes 5 elementos para responder tanto o desafio de gerenciar a si próprio e sua carreira como daqueles que fazem parte das equipes com quem trabalhamos.

 

Renovar estes contratos de acordo com nossa etapa de carreira/ vida, dará uma base sólida sobre a direção que queremos seguir e resultados a obter.

 

Para mais detalhes, veja os links abaixo.

http://mapadetalentos.com.br/portal/index.php/pt/noticias/artigos/228-autocontrole-e-garra-ingredientes-para-alta-performance-em-longo-prazo

 

http://mapadetalentos.com.br/portal/index.php/pt/noticias/artigos/224-por-que-a-conta-da-energia-que-gastamos-trabalhando-nunca-fecha