Acelerando a integração pós-fusão através da análise de redes organizacionais

A integração pós-fusão é um processo complexo de combinação e rearranjo de negócios para materializar eficiências e sinergias potenciais que normalmente fundamentam as fusões e aquisições. É um aspecto crítico das fusões; envolve a combinação dos sistemas sociais e técnicos originais das organizações que se fundem em um novo sistema combinado.

O processo de combinar duas ou mais organizações em uma única organização envolve vários sistemas organizacionais, tais como ativos, pessoas, recursos, tarefas e a tecnologia da informação de apoio. O processo de combinar estes sistemas é conhecido como ‘integração’. O Planejamento de Integração é uma das áreas mais desafiadoras a serem abordadas antes de uma fusão ou aquisição.

Os problemas comuns que podem ser encontrados durante a integração pós-fusão incluem resistência à mudança, lealdades divididas, papéis e responsabilidades indefinidas, relações de comunicação pouco claras, problemas de comunicação, insegurança no emprego, rotatividade incomum de funcionários e conflitos internos.

No contexto das integrações pós-fusão, a análise de redes organizacionais (ONA) pode ajudar as empresas a acelerar e aumentar a adoção das diferentes mudanças estratégicas que precisam ser implementadas, posicionando os líderes informais como early adopters.

ona11

 

Figura 1: Análise de Redes Organizacionais implementada em uma Integração Pós-Fusão

Além disso, uma vez concluída a integração pós-fusão, ONA pode ajudar as empresas a medir a eficácia da integração analisando se os funcionários estão mantendo suas conexões anteriores com as organizações anteriores ou se estão criando conexões adicionais na nova estrutura organizacional. O nível de integração entre as equipes é comparado com as métricas de desempenho a nível de departamento, fornecendo assim uma estrutura para medir o impacto da integração no desempenho da organização e ajudando a empresa a identificar oportunidades de melhoria.

ona12

Please publish modules in offcanvas position.