Blog

Estudo comprova que um ambiente de trabalho simples estimula o engajamento dos colaboradores

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

bigstock-bright-green-paper-clip-concep-85797482

Muitos já devem ter lido a famosa frase atribuída a Da Vinci " A Simplicidade é último grau de sofisticação" honestamente pouco importa de quem é a frase, mas sim a verdade estampada nela.

Outros devem conhecer o método de gestão KISS - Keep It Simple Stupid, que eu na verdade mudaria para Keep It Simple and Smart.

Um estudo feito com 14.000 pessoas globalmente pela consultoria Siegel+Gale comprova que organizações que investem em simplificar o ambiente de trabalho ganham e muito, gerando nos colaboradores:

  • Maior Confiança.
  • Maior defesa da marca e empresa pelos colaboradores.
  • Maior Inovação.
  • Maior probabilidade de permanecerem na empresa.

Ainda assim de acordo com o estudo 30% dos entrevistados acham que seu ambiente de trabalho é complexo e difícil de navegar.

O que caracteriza uma empresa com um ambiente de trabalho simples?

Comunicação e manifestação clara dos propósitos e valores.

Seus objetivos de negócio tendem a ser simples.

Transmitem com clareza o impacto do papel dos colaboradores nas relações com os clientes e nos resultados.

Estimulam segurança psicológica, construindo um ambiente de confiança.

Prezam a eficácia.

Em organizações com essas características:

95% dos Colaboradores tem confiança na liderança da empresa.

54% Acham mais fácil inovar.

65% indicariam a empresa como um local para trabalhar.

84% dos colaboradores pretendem permanecer na empresa.

Conclusão:

O que mais me chama a atenção é que o estudo menciona o aspecto de segurança psicológica como um dos elementos importantes da simplificação do ambiente de trabalho.

Tente implementar um sistema Lean ou Agile em um ambiente sem confiança, ou melhorar a experiencia do cliente em uma organização onde não há transparência nas relações entre equipe e liderança. Garanto que será um processo desgastante e recheado de frustrações.

Eu não sei quantas vezes ouvi e escrevi a expressão Mundo VUCA este ano!

O mundo pode ser volátil, instável, complexo e ambíguo, mas as relações no ambiente de trabalho não precisam seguir o mesmo modelo.

Digo mais, equipes que precisam lidar com situações complexas precisam ter relaçoes relativamente estáveis e de segurança para poder propor inovação e gerar resultados.

Alguns elementos que podem ajudar a criar esse ambiente mais simples de trabalho:

Expectativas claras - O que os líderes esperam dos indivíduos e das equipes, o que as equipes esperam dos líderes e da empresa.

Ampliar conhecimento de si e dos outros - Estabelecer um processo constante de reflexão sobre quais os meus pontos fortes e os dos meus colegas, onde posso e quero contribuir e onde nos complementamos.

Propósito e significado - Deixar claro para o que e como estamos contribuindo. Como nós como grupo queremos e podemos ter um impacto positivo na sociedade.

Que a mudança de processos (que é uma constante hoje) considere os pontos fortes da equipe e a manutenção das boas relações.

Mudar Hábitos - Individualmente e como grupo existem formas de pensar e agir que não contribuem para uma simplificação do ambiente de trabalho.

Escolha um elemento que quer eliminar ou incorporar e trabalhe nele, a mudança de outros será consequência natural.

Cultivar emoções positivas - Um ambiente de emoções positivas gera espaço para a busca de soluções e amplia a visão de que recursos temos disponíveis mesmo em situações de adversidade.

Para convencer os mais céticos em relação a esse tipo de mudança conto o caso de um cliente que tinha problemas sérios com sua equipe de P&D, 2 anos sem lançar nenhum produto novo. Depois de um projeto de consultoria com base em Psicologia Positiva e Design Thinking lançaram 4 novos produtos de sucesso e tem mais 12 em produção.

Não foi necessário incorporar novos colaboradores nem investir em estrutura.

A viabilidade existe, comece com uma célula da empresa endereçando uma oportunidade ou solução relevante para o negócio, ao mostrar que é possível trabalhar de uma forma diferente e conseguir excelência é mais fácil contagiar outras áreas da organização.